sábado, 9 de março de 2013


As imagens apresentadas são referentes a uma atividade desenvolvida com as crianças de 6 a 11 anos no ano de 2012.  A atividade foi a seguinte: Apresentação da obra de Hélio Oiticica.

O objetivo específico foi mostrar para as crianças a transição do espaço da pintura, do bidimensional para o tridimensional. A expansão da pintura, a pintura expandida para o espaço. A pintura e o corpo com os penetráveis. A pintura depois do quadro.

Com as Invenções, de 1959, o artista marca o início da transição da tela para o espaço ambiental, o que ocorre nesse ano com os Bilaterais - chapas monocromáticas pintadas com têmpera ou óleo e suspensas por fios de nylon - e os Relevos Espaciais, suas primeiras obras tridimensionais. Nessa época produz textos sobre seu trabalho, sobre a arte construtiva e as experiências de Lygia Clark.

Em 1960, cria os primeiros Núcleos, também denominados Manifestações Ambientais e Penetráveis, placas de madeira pintadas com cores quentes penduradas no teto por fios de nylon. Neles tanto o deslocamento do espectador quanto a movimentação das placas passam a integrar a experiência. Em continuidade aos projetos, Oiticica constrói, em 1961, a maquete do seu primeiro labirinto, o Projeto Cães de Caça, composto de cinco Penetráveis, o Poema Enterrado, de Ferreira Gullar, e o Teatro Integral, de Reynaldo Jardim. É uma espécie de jardim em escala pública para a vivência coletiva que envolve tanto a relação com a arquitetura quanto com a natureza. O espectador está presente nos Núcleos, mas há um desenvolvimento dessa questão com suas primeiras estruturas manuseáveis, os Bólides - recipientes que contêm pigmento - resultado, em 1963, da vontade de dar corpo à cor e acrescentar à experiência visual outros estímulos sensoriais.

No fim da década de 1960 é levado pelos colegas Amilcar de Castro e Jackson Ribeiro a colaborar com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Envolve-se com a comunidade do Morro da Mangueira e dessa experiência nascem os Parangolés. Trata-se de tendas, estandartes, bandeiras e capas de vestir que fundem elementos como cor, dança poesia e música e pressupõem uma manifestação cultural coletiva.

As explicações foram acompanhadas pelas imagens das obras como também com um vídeo.

Para nossa sorte, a escola recebeu novos armários para as salas de aula, fazendo com que os antigos, de madeira, fossem dispensados. Eu os utilizei em sala de aula para ocupação do espaço e para criar os penetráveis. As crianças vibraram ao ver os armários não na função de armário, mas de objetos a serem transformados por elas. Desenvolvemos então os “penetráveis” e com eles aconteceram as aulas de teatro, musica, dança, desenho, pintura e brincadeiras livres, propostas pelas próprias crianças.  
veja algumas imagens:
 dicutindo o cenário
 palco para treatro de bonecos
 construindo um personagem
 pensando sobre o que apresentar
 construindo o cenario
 ensaio
 plateia preparada !!
 elaboração do personagem / individual
 armario com pintura e ganchos para os crachas
 aula de musica para os menores
 exercicio de aquecimento para aula de teatro
 final da aula, pose para foto - 4ºano
 final da aula, pose para foto- 2º ano
 fresta
 apresentação da maquete - sobre as ideias dos penetraveis
 idem


construção
pensando para construir o  personagem

 massinha na cabana
meu  penetravel
 construção do personagem
maquete de um penetravel
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 apresentação, exposição, enfrentando a timidez
 desenhando em outros suportes em outra posição de corpo
desenhando em outros suportes em outra posição de corpo

 desenhando em outros suportes em outra posição de corpo






 leitura de jornal para atividade oral






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