domingo, 17 de março de 2013


4º Ano – Música
A música, nesse sentido mostra-se como agente contribuidora para o desenvolvimento completo da criança, atuando em diversas regiões cognitivas e emocionais do ser humano. Além disso, opera na socialização dos pequenos estudantes, permitindo interação entre eles e o mundo que os rodeia. É o que (LOUREIRO, 2003) defende quando ressalta que é evidente a função socializadora da música e como ela contribui para a concepção integral do indivíduo.

Resumo
A ideia de enfatizar uma linguagem artística por ano surgiu a partir da minha vivencia e experiência de três anos com as crianças. Um semestre para cada linguagem artística é pouco tempo para o conhecimento e vivencia das crianças naquela linguagem. Por tal motivo reestruturo meu método pedagógico, trabalhando com esta turma dos 4ºs anos a linguagem da música.
Palavras chaves: sons, altura, duração, timbres, grave, agudo,lento,rápido, forte e fraco,ritmo, instrumentos musicais, orquestras, canto, maestro, corpo,compositores, arranjador,

Introdução
 No contexto de uma música voltada para a transformação social, a educação musical centra-se na busca do equilíbrio entre o didático e o artístico, propiciando ao aluno a aquisição do conhecimento musical organizado e sistematizado, ao mesmo tempo que favorece o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da sensibilidade. Uma educação musical inserida na formação integral do indivíduo.

Logo, a música como matéria escolar não se trata de superficialidade, mas de suma importância para a escola, porque auxilia no melhoramento psicológico e mental das crianças, favorecendo as mesmas nas mais vastas áreas.  É o que assinala (BASTIAN, 2009, p. 42):

[...] a prática da música e a educação musical podem estimular, em um e mesmo processo de aprendizagem, as capacidades cognitivas, criativas, estéticas, sociais, emocionais e psicomotoras.

Consequentemente, a música na escola deixa de ser apenas uma matéria escolar e passa a ser uma construtora da personalidade da criança.

A música desempenha diversas funções de acordo com o contexto em que é utilizada. Em se tratando de ensino musical na escola regular a música desempenha papel de sensibilização sonoro-auditiva. É o que afirma (GAINZA, 1988, p. 101): “O objetivo específico da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar o indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical”. Assim, musicalizar é tornar a pessoa apta a responder o fenômeno sonoro de forma consciente, além de incluí-la no universo musical transformando-a de mero espectador a um agente ativo do fazer música.

A música também estimula a concentração e aumenta o aprendizado escolar, pois como foi avaliado por (GAINZA, 1988, p. 54), “a compreensão musical consiste na decodificação de uma estrutura; supõe, pois, a existência e o domínio de um código. Trata-se, portanto de um trabalho mental, e não meramente auditivo”.

Logo, a música no âmbito escolar não deve objetivar “[..] formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos”, afim de que o indivíduo cresça musicalmente, pois, “apenas quando é adquirida a capacidade de emitir respostas musicais face aos estímulos sonoros é que se completa o processo de musicalização” (GAINZA, 1988, p. 28). ´´  retirado dos escritos de: Francinaldo Gomes Paz Júnior –

3 comentários:

Anônimo disse...

oi pro Silvia gostei da aula hoje pulamos,demos risadas,brincamos
João medeiros 4ºD

Anônimo disse...

Oi Prô Silvia aqui é o Davi Do 4°Ano B, conforme conversamos, quando tenho raiva, entro no computador, no jogo Minecraft e mato um porco, assim descarrego minha raiva.
Bjs Davi Watzeck Souza 4°Ano B

açãoartisticopedagogico disse...

OI João, OI Davi.
Primeiramente fico feliz por vcs postarem o comentario e assim podermos trocar informações e experiencias aqui no universo virtual e compartilharmos.
Expressar seus pensamentos e sentimentos é uma forma de se fazer existir, de estar presente na vida. esta semana tenho mais novidades para nossas aulas, aproveitem o final de semana e lembrem de reservar um horario para leitura. super beijo pra vcs.
pro silvia