4º
Ano – Música
A música, nesse sentido
mostra-se como agente contribuidora para o desenvolvimento completo da criança,
atuando em diversas regiões cognitivas e emocionais do ser humano. Além disso,
opera na socialização dos pequenos estudantes, permitindo interação entre eles
e o mundo que os rodeia. É o que (LOUREIRO, 2003) defende quando ressalta que é
evidente a função socializadora da música e como ela contribui para a concepção
integral do indivíduo.
Resumo
A
ideia de enfatizar uma linguagem artística por ano surgiu a partir da minha
vivencia e experiência de três anos com as crianças. Um semestre para cada
linguagem artística é pouco tempo para o conhecimento e vivencia das crianças
naquela linguagem. Por tal motivo reestruturo meu método pedagógico,
trabalhando com esta turma dos 4ºs anos a linguagem da música.
Palavras
chaves: sons, altura, duração, timbres, grave, agudo,lento,rápido, forte e
fraco,ritmo, instrumentos musicais, orquestras, canto, maestro,
corpo,compositores, arranjador,
Introdução
No contexto de
uma música voltada para a transformação social, a educação musical centra-se na
busca do equilíbrio entre o didático e o artístico, propiciando ao aluno a
aquisição do conhecimento musical organizado e sistematizado, ao mesmo tempo
que favorece o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da
sensibilidade. Uma educação musical inserida na formação integral do indivíduo.
Logo,
a música como matéria escolar não se trata de superficialidade, mas de suma
importância para a escola, porque auxilia no melhoramento psicológico e mental
das crianças, favorecendo as mesmas nas mais vastas áreas. É
o que assinala (BASTIAN, 2009, p. 42):
[...]
a prática da música e a educação musical podem estimular, em um e mesmo
processo de aprendizagem, as capacidades cognitivas, criativas, estéticas,
sociais, emocionais e psicomotoras.
Consequentemente,
a música na escola deixa de ser apenas uma matéria escolar e passa a ser uma
construtora da personalidade da criança.
A
música desempenha diversas funções de acordo com o contexto em que é utilizada.
Em se tratando de ensino musical na escola regular a música desempenha papel de
sensibilização sonoro-auditiva. É o que afirma (GAINZA, 1988, p. 101): “O
objetivo específico da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar o
indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo
tempo, respostas de índole musical”. Assim, musicalizar é tornar a pessoa apta
a responder o fenômeno sonoro de forma consciente, além de incluí-la no
universo musical transformando-a de mero espectador a um agente ativo do fazer
música.
A
música também estimula a concentração e aumenta o aprendizado escolar, pois
como foi avaliado por (GAINZA, 1988, p. 54), “a compreensão musical consiste na
decodificação de uma estrutura; supõe, pois, a existência e o domínio de um
código. Trata-se, portanto de um trabalho mental, e não meramente auditivo”.
Logo,
a música no âmbito escolar não deve objetivar “[..] formar músicos, mas
desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos”, afim
de que o indivíduo cresça musicalmente, pois, “apenas quando é adquirida a
capacidade de emitir respostas musicais face aos estímulos sonoros é que se
completa o processo de musicalização” (GAINZA, 1988, p. 28). ´´ retirado dos escritos de: Francinaldo
Gomes Paz Júnior –
3 comentários:
oi pro Silvia gostei da aula hoje pulamos,demos risadas,brincamos
João medeiros 4ºD
Oi Prô Silvia aqui é o Davi Do 4°Ano B, conforme conversamos, quando tenho raiva, entro no computador, no jogo Minecraft e mato um porco, assim descarrego minha raiva.
Bjs Davi Watzeck Souza 4°Ano B
OI João, OI Davi.
Primeiramente fico feliz por vcs postarem o comentario e assim podermos trocar informações e experiencias aqui no universo virtual e compartilharmos.
Expressar seus pensamentos e sentimentos é uma forma de se fazer existir, de estar presente na vida. esta semana tenho mais novidades para nossas aulas, aproveitem o final de semana e lembrem de reservar um horario para leitura. super beijo pra vcs.
pro silvia
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