2º
Ano – DANÇA (corpo)
Assunto principal:
conhecimento da máquina do corpo, consciência corporal, contato físico, afeto,
valorização da saúde, hábitos de exercícios, flexibilidade, desinibição,
apropriação de si através do seu corpo, ritmo, equilíbrio, noção de espaço.
Não
se aprende a experimentar senão tateando por si mesma. – Jean Piaget.
Resumo
A
ideia de enfatizar uma linguagem artística por ano surgiu a partir da minha
vivencia e experiência de três anos com as crianças. Um semestre para cada linguagem
artística é pouco tempo para o conhecimento e vivencia das crianças naquela
linguagem. Por tal motivo reestruturo meu método pedagógico, trabalhando com
esta turma dos 2ºs anos a linguagem da dança.
Palavras
chaves: corpo humano, consciência corporal, saúde, habito de exercícios,
necessidade de exercício do corpo, ritmo, equilíbrio, brincadeiras, dança.
Introdução
O
objetivo desta proposta é levar o conhecimento do corpo para a criança ter
consciência do seu corpo. As atividades desenvolvidas partirão do conhecimento
da estrutura corporal: o esqueleto. Sucessivamente serão inseridos: músculos,
artérias, órgão, pele, os cinco sentidos. As atividades serão lúdicas e terão
auxilio de imagens e vídeos. Partiremos, posteriormente a esta etapa para
outra: movimento, equilíbrio, ritmo, concentração. Essas atividades serão
registradas no caderno de desenho. As crianças serão indagadas sobre o que é
dança? (a dança é arte de mexer o corpo, através de uma cadencia de movimentos
e ritmos, criando uma harmonia própria, podemos danças também sem som) Ela
acontece sem o nosso corpo? As crianças terão o conhecimento da historia da
dança: como ela surgiu, quais estilos de danças, as danças brasileiras, as
danças de rua, etc.
começamos pela cabeça - lado externo e seus diversos movimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário