domingo, 17 de março de 2013


2º Ano – DANÇA  (corpo)

Assunto principal: conhecimento da máquina do corpo, consciência corporal, contato físico, afeto, valorização da saúde, hábitos de exercícios, flexibilidade, desinibição, apropriação de si através do seu corpo, ritmo, equilíbrio, noção de espaço.

Não se aprende a experimentar senão tateando por si mesma. – Jean Piaget.
Resumo
A ideia de enfatizar uma linguagem artística por ano surgiu a partir da minha vivencia e experiência de três anos com as crianças. Um semestre para cada linguagem artística é pouco tempo para o conhecimento e vivencia das crianças naquela linguagem. Por tal motivo reestruturo meu método pedagógico, trabalhando com esta turma dos 2ºs anos a linguagem da dança.

Palavras chaves: corpo humano, consciência corporal, saúde, habito de exercícios, necessidade de exercício do corpo, ritmo, equilíbrio, brincadeiras, dança.


Introdução
O objetivo desta proposta é levar o conhecimento do corpo para a criança ter consciência do seu corpo. As atividades desenvolvidas partirão do conhecimento da estrutura corporal: o esqueleto. Sucessivamente serão inseridos: músculos, artérias, órgão, pele, os cinco sentidos. As atividades serão lúdicas e terão auxilio de imagens e vídeos. Partiremos, posteriormente a esta etapa para outra: movimento, equilíbrio, ritmo, concentração. Essas atividades serão registradas no caderno de desenho. As crianças serão indagadas sobre o que é dança? (a dança é arte de mexer o corpo, através de uma cadencia de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, podemos danças também sem som) Ela acontece sem o nosso corpo? As crianças terão o conhecimento da historia da dança: como ela surgiu, quais estilos de danças, as danças brasileiras, as danças de rua, etc.

começamos pela cabeça - lado externo e seus diversos movimentos






Nenhum comentário: