domingo, 17 de março de 2013


1º Ano – HORTA

Assunto principal: ciências naturais, educação ambiental, pertencimento do espaço, sociabilização através da atividade da construção de uma HORTA. Essa atividade atende aos princípios da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, promulgada em 1999 e regulamentada em 2003.

Conceitos não se transmitem, constroem-se. Para alguém assimilar um conceito transmitido precisa ter construído estrutura equivalente à complexidade desse conceito inicial.                                    Fernando Becker



RESUMO

Esta ideia surgiu a partir do desejo de levar as crianças a concretizarem um ciclo de realizações a respeito das etapas de germinação de um alimento. Etapas essas que promoverão interesse pelo alimento, curiosidade pelo processo e dedicação para o cuidado, respeito ao solo como fonte de vida, as relações entre campo e cidade, a convivência com as outras crianças e professores.

Palavras chaves: horta, educação alimentar e ambiental.


Introdução

O objetivo desta proposta é de auxiliar a formação dos alunos e da comunidade escolar em educação ambiental e alimentar. As principais atividades desenvolvidas na escola, envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental e alimentar, serão as seguintes: conhecimento, cultivo e consumo de diversas plantas (hortaliças, medicinais, ornamentais, condimentares, cereais, grãos e raízes); confecção de materiais educativos (livros de receita, cartazes, pinturas e textos coletivos); atividades lúdicas (criação de personagens e apresentação de teatros); oficinas culinárias (utilização dos alimentos colhidos na horta); oficinas de desenho e pintura materializando no bidimensional a reprodução de sementes, brotação, assim como a pintura com a própria terra , raiz e mutirões com a comunidade escolar para a manutenção do ambiente da horta e visitas a centrais de distribuição de produtos agrícolas.

O conhecimento e a ação participativa na produção e no consumo principalmente de hortaliças - fonte de vitaminas, sais minerais e fibras - despertam nos alunos mudanças em seu comportamento alimentar, atingindo toda a família. Essa relação direta com os alimentos também contribui para que o comportamento alimentar das crianças seja roltado para produtos mais naturais e saudáveis, oferecendo um contraponto à ostensiva propaganda de produtos industrializados e do tipo. Penso que a horta escolar como estratégia, visa estimular o consumo de feijões, hortaliças e frutas, torna possível adequar à dieta das crianças. Outro fator interessante é que as hortaliças cultivadas na horta escolar, quando presentes na alimentação escolar, faz muito sucesso, ou seja, todos querem provar, pois é fruto do trabalho dos próprios alunos.

Levar os alimentos para a sala de aula, tentando, de algum modo, transformá-los em elemento pedagógico, faz com que as crianças participem das ações de educação alimentar desenvolvidas e não fiquem como meros espectadores aprendendo ainda acerca da importância da higienização desses alimentos.

Essa atividade coloca a horta como uma alternativa de unir o lúdico ao meio ambiente, é confirmada pela criação de personagens, (principalmente o espantalho) que despertam nas crianças um encantamento frente ao ambiente criado, além de possibilitar diversos temas para a realização de peças teatrais, brincadeiras e jogos.
                                            
                                             primeiro dia de visitação ao espaço da futura horta.

                                                            
                                                              observação e registro


 roda de conversa apos a observação do espaço da horta


o espaço foi carpido para começarmos o trabalho, segunda observação, desenho com a terra



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