1º
Ano – HORTA
Assunto principal:
ciências naturais, educação ambiental, pertencimento do espaço, sociabilização através
da atividade da construção de uma HORTA. Essa atividade atende aos princípios
da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, promulgada em 1999 e
regulamentada em 2003.
Conceitos não se
transmitem, constroem-se. Para alguém assimilar um conceito transmitido precisa
ter construído estrutura equivalente à complexidade desse conceito
inicial. Fernando Becker
RESUMO
Esta ideia surgiu a
partir do desejo de levar as crianças a concretizarem um ciclo de realizações a
respeito das etapas de germinação de um alimento. Etapas essas que promoverão
interesse pelo alimento, curiosidade pelo processo e dedicação para o cuidado, respeito
ao solo como fonte de vida, as relações entre campo e cidade, a convivência com
as outras crianças e professores.
Palavras chaves: horta,
educação alimentar e ambiental.
Introdução
O objetivo desta
proposta é de auxiliar a formação dos alunos e da comunidade escolar em
educação ambiental e alimentar. As principais atividades desenvolvidas na
escola, envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental e alimentar, serão
as seguintes: conhecimento, cultivo e consumo de diversas plantas (hortaliças,
medicinais, ornamentais, condimentares, cereais, grãos e raízes); confecção de
materiais educativos (livros de receita, cartazes, pinturas e textos
coletivos); atividades lúdicas (criação de personagens e apresentação de teatros);
oficinas culinárias (utilização dos alimentos colhidos na horta); oficinas de
desenho e pintura materializando no bidimensional a reprodução de sementes,
brotação, assim como a pintura com a própria terra , raiz e mutirões com a
comunidade escolar para a manutenção do ambiente da horta e visitas a centrais
de distribuição de produtos agrícolas.
O conhecimento e a ação
participativa na produção e no consumo principalmente de hortaliças - fonte de
vitaminas, sais minerais e fibras - despertam nos alunos mudanças em seu
comportamento alimentar, atingindo toda a família. Essa relação direta com os
alimentos também contribui para que o comportamento alimentar das crianças seja
roltado para produtos mais naturais e saudáveis, oferecendo um contraponto à
ostensiva propaganda de produtos industrializados e do tipo. Penso que a horta
escolar como estratégia, visa estimular o consumo de feijões, hortaliças e
frutas, torna possível adequar à dieta das crianças. Outro fator interessante é
que as hortaliças cultivadas na horta escolar, quando presentes na alimentação
escolar, faz muito sucesso, ou seja, todos querem provar, pois é fruto do
trabalho dos próprios alunos.
Levar os alimentos para a sala de
aula, tentando, de algum modo, transformá-los em elemento pedagógico, faz com
que as crianças participem das ações de educação alimentar desenvolvidas e não
fiquem como meros espectadores aprendendo ainda acerca da importância da
higienização desses alimentos.
Essa atividade coloca a
horta como uma alternativa de unir o lúdico ao meio ambiente, é confirmada pela
criação de personagens, (principalmente o espantalho) que despertam nas
crianças um encantamento frente ao ambiente criado, além de possibilitar
diversos temas para a realização de peças teatrais, brincadeiras e jogos.
primeiro dia de visitação ao espaço da futura horta.
observação e registro
roda de conversa apos a observação do espaço da horta
o espaço foi carpido para começarmos o trabalho, segunda observação, desenho com a terra
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