sábado, 27 de abril de 2013

O valor  da nossa humanidade - trecho retirado do livro: Estética Teologica de Dom Filippo Santoro.

Para educar é necessário ser uma pessoa viva. A educação não é transmissão de uma teoria ou de uma técnica, ou de noções que não tem nada a ver com a minha vida. É necessária uma pessoa viva, que usa sua consciência, sua sensibilidade e toda a própria humanidade.
O recurso maior na educação é nossa humanidade, a vida de cada um nós, com seus problemas, suas dificuldades e com aquela paixão pela verdade, pela sua realização que torna o seu encontro com os alunos um acontecimento, ou seja, um encontro humano. Toda nossa sensibilidade, toda nossa humanidade é provocada no relacionamento educativo. Somos despertados, provocados pelas respostas dos alunos, como também somos questionados pela sua primeira reação de apatia ou de indiferença. Tudo nos provoca, seja no seu aspecto positivo, como negativo. Na ação educativa, a batalha está perdida não quando os alunos não respondem como queríamos, mas quando está ausente, resignada ou apáticos a nossa humanidade.É preciso paixão nos nossos relacionamentos educativos.
Foto tirada por um aluno , não sei quem foi. Estava registrado, para minha surpresa, na maquina fotografica que fica a dispocisão dos alunos.

Nenhum comentário: